Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais e vendas pela internet: Sucesso?


Olá a todos, tudo ok?

Pois bem, hoje gostaria de comentar a respeito das redes sociais. Sabemos muito bem que, nos últimos anos, elas se consolidaram na internet. Orkut, Facebook, Twitter, e outras xing-lings espalhadas por todo o planeta.

A ideia inicial era construir uma rede social entre as pessoas. A diferença, que essa rede seria na internet. Um aglomerado de amigos, todos com seus respectivos perfis.

Bom, até aqui tudo bem, tornou-se sucesso em pouco tempo. Mas, estamos em uma era de vendas, onde a internet possui uma significativa importância. Tanto é que, vendas online cresceram muito e pouco a pouco estão aumentando sua fatia na economia. Então, por que não começar a fazer propaganda de sua marca, do seu produto através de redes sociais?

Claro, isso é perfeito!
Pense no twitter, por exemplo, podemos passar aos nossos clientes informações rápidas e de qualidade, promoções relâmpago ou até mesmo descontos. O cliente automaticamente ficará impressionado com isso poderá passar aos seus amigos e assim, sua marca corre pelas redes da internet. Não é ótimo?

Mas como tudo não são flores, ao mesmo tempo que sua marca/produto pode fazer sucesso na internet, um passo sem olhar pode causar o maior desastre. Isto é, informações incorretas, propagandas enganosas, entre outros.

Gostaria de citar uma experiencia que tive com o twitter no dia 15/12/2010. Nesse dia, comprei alguns livros pelo site da Submarino e camisetas no site da Linux Mall. Tudo tranquilo e com esperança que esses produtos chegassem antes do Natal, procurei ficar atento a tudo o que acontecia, onde estava meu produto nos dias que se passavam.
Porém, a página que acompanhando do site da Submarino sempre deixava na mão. Erros de conexão com banco de dados ou de página não encontrada, todos os dias! Insatisfeito, mandei algumas mensagens para o perfil do twitter da empresa. Escrevi 3 tweets perguntando, cobrando, mas adivinhem? Não obtive nenhuma resposta.
Ao mesmo tempo, queria acompanhar as minhas camisetas que estavam chegando pelo Linux Mall. Enviei ao perfil deles, 2 tweets pedindo o acompanhando da minha compra. Fiquei muito satisfeito pois, em menos de 30 minutos depois de enviar minha mensagem, eles me responderam com muita educação e sinceridade.

Ok, Felipe, mas por que tu escreveu esse exemplo?
Simples, para mostrar como sua marca pode ficar mais famosa e mais respeitada através de uma rede social. Enquanto a Submarino nem ligou para o que eu escrevi, a Linux Mall teve a maior atenção e educação para com o seu cliente (no caso, eu!).

Agora, o que você acha que vou falar quando alguém me perguntar a respeito de compras pelo Submarino? E pelo Linux Mall?
Apenas com esse detalhe, Submarino poderá perder clientes e o respeito que adquiriu durante os últimos anos. É isso que acontece. Uma informação que passa de contato para contato e que podem resultar em mais vendas ou uma receita negativa no final do mês para essa empresa.

Esse aconteceu comigo, mas pode acontecer a milhares de pessoas. E quantos contatos essas milhares que pessoas possuem? É uma boa quantidade, ein?

Fica a dica: Um estudo sobre redes sociais e de como levantar o seu negócio através da mesma é muito recomendado, vale a pena!

Abraços,
Felipe Volpatto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dimensionando com CSS3: Vw e Vh

O CSS3 introduziu algumas novas unidades assim como o  pt e rem . Porém, hoje eu gostaria de falar sobre algumas que me chamaram muita atenção. São elas: vw e vh . Muitas vezes, há certos elementos dentro do nosso projeto que gostaríamos de assegurar que pudessem se adaptar 100% em nossas viewports.  Normalmente, usaríamos JavaScript para fazer isso. Verificar o tamanho da janela de exibição e, em seguida, redimensionar quaisquer elementos da página para se adequarem. Se o usuário redimensiona o navegador, em seguida, o script é executado novamente para redimensionar os elementos da página e assim por diante. Com vw / vh , agora podemos dar um tamanho para que seja relativo ao tamanho da janela. As unidades vw / vh são interessantes pois uma unidade reflete 1/100 a largura da janela. Para fazer com que um elemento possua a largura da janela de exibição, por exemplo, você configura o mesmo para ter width: 100vw . Simples! Fácil! Um bom uso dessas unidades poderia ser ...

Apresentação

Buenas gurizada, tudo certinho? Pois bem, tenho esse blog a algum tempo, mas criei-o apenas para fazer testes e poder aplicar a meus clientes. Mas estava pensando outro dia a noite: Por que não começar a escrever algo também? Pois bem, é isso que vou começar a fazer a partir de agora! :D Não garanto que irei escrever com certa frequência, mas tentarei fazer o meu máximo. Outra coisa, não esperem conteúdos emotivos ou textos sobre sentimentos, não tenho essa característica. Bom, vamos ver o que acontece. Espero que gostem! Forte abraço, Felipe Volpatto

A falta de atualização do desenvolvedor Web

Hoje eu gostaria de falar sobre a falta de atualização de muitos desenvolvedores na área de Web. Sim, encontramos desenvolvedores que, em 2011, ainda usam tabelas, não seguem padrões e não sabem da existência do CSS 3 e do HTML 5. Desde quando comecei na área de Web tenho o costume de olhar o código de fonte de praticamente 80% das páginas que visito. Procuro ver o que cada desenvolvedor usa, os padrões que o mesmo segue e, é claro,  por gambiarras. Adoro fazer isso. Só que, muitas vezes é desanimador perceber a falta de descaso com novas tecnologias e padrões. O abandono dos estudos, a falta de interesse em melhorar o próprio código, em desenvolver “coisas” novas e com melhor performace e acessibilidade. E o pior: Esses caras ganham dinheiro! Falta de vontade, falta de interesse mesmo com tantos sites, fóruns e blogs, voltados para estudos. Pesquisando pelo Google, vi vários posts comentando sobre o mesmo assunto que trato hoje. Então, espero que, se você for um desenvol...