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Redes Sociais e vendas pela internet: Sucesso?


Olá a todos, tudo ok?

Pois bem, hoje gostaria de comentar a respeito das redes sociais. Sabemos muito bem que, nos últimos anos, elas se consolidaram na internet. Orkut, Facebook, Twitter, e outras xing-lings espalhadas por todo o planeta.

A ideia inicial era construir uma rede social entre as pessoas. A diferença, que essa rede seria na internet. Um aglomerado de amigos, todos com seus respectivos perfis.

Bom, até aqui tudo bem, tornou-se sucesso em pouco tempo. Mas, estamos em uma era de vendas, onde a internet possui uma significativa importância. Tanto é que, vendas online cresceram muito e pouco a pouco estão aumentando sua fatia na economia. Então, por que não começar a fazer propaganda de sua marca, do seu produto através de redes sociais?

Claro, isso é perfeito!
Pense no twitter, por exemplo, podemos passar aos nossos clientes informações rápidas e de qualidade, promoções relâmpago ou até mesmo descontos. O cliente automaticamente ficará impressionado com isso poderá passar aos seus amigos e assim, sua marca corre pelas redes da internet. Não é ótimo?

Mas como tudo não são flores, ao mesmo tempo que sua marca/produto pode fazer sucesso na internet, um passo sem olhar pode causar o maior desastre. Isto é, informações incorretas, propagandas enganosas, entre outros.

Gostaria de citar uma experiencia que tive com o twitter no dia 15/12/2010. Nesse dia, comprei alguns livros pelo site da Submarino e camisetas no site da Linux Mall. Tudo tranquilo e com esperança que esses produtos chegassem antes do Natal, procurei ficar atento a tudo o que acontecia, onde estava meu produto nos dias que se passavam.
Porém, a página que acompanhando do site da Submarino sempre deixava na mão. Erros de conexão com banco de dados ou de página não encontrada, todos os dias! Insatisfeito, mandei algumas mensagens para o perfil do twitter da empresa. Escrevi 3 tweets perguntando, cobrando, mas adivinhem? Não obtive nenhuma resposta.
Ao mesmo tempo, queria acompanhar as minhas camisetas que estavam chegando pelo Linux Mall. Enviei ao perfil deles, 2 tweets pedindo o acompanhando da minha compra. Fiquei muito satisfeito pois, em menos de 30 minutos depois de enviar minha mensagem, eles me responderam com muita educação e sinceridade.

Ok, Felipe, mas por que tu escreveu esse exemplo?
Simples, para mostrar como sua marca pode ficar mais famosa e mais respeitada através de uma rede social. Enquanto a Submarino nem ligou para o que eu escrevi, a Linux Mall teve a maior atenção e educação para com o seu cliente (no caso, eu!).

Agora, o que você acha que vou falar quando alguém me perguntar a respeito de compras pelo Submarino? E pelo Linux Mall?
Apenas com esse detalhe, Submarino poderá perder clientes e o respeito que adquiriu durante os últimos anos. É isso que acontece. Uma informação que passa de contato para contato e que podem resultar em mais vendas ou uma receita negativa no final do mês para essa empresa.

Esse aconteceu comigo, mas pode acontecer a milhares de pessoas. E quantos contatos essas milhares que pessoas possuem? É uma boa quantidade, ein?

Fica a dica: Um estudo sobre redes sociais e de como levantar o seu negócio através da mesma é muito recomendado, vale a pena!

Abraços,
Felipe Volpatto

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