Pular para o conteúdo principal

Dimensionando com CSS3: Vw e Vh

O CSS3 introduziu algumas novas unidades assim como o pt e rem. Porém, hoje eu gostaria de falar sobre algumas que me chamaram muita atenção. São elas: vw e vh.

Muitas vezes, há certos elementos dentro do nosso projeto que gostaríamos de assegurar que pudessem se adaptar 100% em nossas viewports.  Normalmente, usaríamos JavaScript para fazer isso. Verificar o tamanho da janela de exibição e, em seguida, redimensionar quaisquer elementos da página para se adequarem. Se o usuário redimensiona o navegador, em seguida, o script é executado novamente para redimensionar os elementos da página e assim por diante.

Com vw / vh, agora podemos dar um tamanho para que seja relativo ao tamanho da janela. As unidades vw / vh são interessantes pois uma unidade reflete 1/100 a largura da janela. Para fazer com que um elemento possua a largura da janela de exibição, por exemplo, você configura o mesmo para ter width: 100vw. Simples! Fácil!

Um bom uso dessas unidades poderia ser para conteúdos que ficam dentro de um fluxo normal do documento. Por exemplo, rolando alguma página, eu poderia incluir uma série de screenshots. Para estes screenshots, eu gostaria de impedir que eles ultrapassem a altura da janela. Neste caso, eu posso definir uma altura máxima em minhas imagens.

img { max-height:95vh; }

Neste caso, eu seto uma altura de 95 para dar ao elemento um pequeno espaço, uma espécie de respiro.

Suporte nos browsers

Com as novas unidades vw e vh,  todos os browsers atuais dão suporte. O Internet Explorer 9 é mínimo desejado.









Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação

Buenas gurizada, tudo certinho? Pois bem, tenho esse blog a algum tempo, mas criei-o apenas para fazer testes e poder aplicar a meus clientes. Mas estava pensando outro dia a noite: Por que não começar a escrever algo também? Pois bem, é isso que vou começar a fazer a partir de agora! :D Não garanto que irei escrever com certa frequência, mas tentarei fazer o meu máximo. Outra coisa, não esperem conteúdos emotivos ou textos sobre sentimentos, não tenho essa característica. Bom, vamos ver o que acontece. Espero que gostem! Forte abraço, Felipe Volpatto

A falta de atualização do desenvolvedor Web

Hoje eu gostaria de falar sobre a falta de atualização de muitos desenvolvedores na área de Web. Sim, encontramos desenvolvedores que, em 2011, ainda usam tabelas, não seguem padrões e não sabem da existência do CSS 3 e do HTML 5. Desde quando comecei na área de Web tenho o costume de olhar o código de fonte de praticamente 80% das páginas que visito. Procuro ver o que cada desenvolvedor usa, os padrões que o mesmo segue e, é claro,  por gambiarras. Adoro fazer isso. Só que, muitas vezes é desanimador perceber a falta de descaso com novas tecnologias e padrões. O abandono dos estudos, a falta de interesse em melhorar o próprio código, em desenvolver “coisas” novas e com melhor performace e acessibilidade. E o pior: Esses caras ganham dinheiro! Falta de vontade, falta de interesse mesmo com tantos sites, fóruns e blogs, voltados para estudos. Pesquisando pelo Google, vi vários posts comentando sobre o mesmo assunto que trato hoje. Então, espero que, se você for um desenvol...