Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento com Padrões Web

Escrevo esse post para falar um pouco sobre os padrões Web. Gostaria de mostrar para vocês que utilizando padrões, teremos um resultado com várias vantagens ao desenvolvedor e ao próprio usuário final, que visitará seu site.

Acredito que implementar esses padrões não é complicado. O que complica é o desenvolvedor sair da mesmice e encarar novos desafios pois nos acostumamos com aquele jeito trivial de desenvolver, não prestando atenção em detalhes e em normas. 
No final, esses padrões ajudam muito na hora de estruturar seu código, deixando-o, ao mesmo tempo, simples e robusto.  

Vantagens da Utilização de padrões Web
Há muitas vantagens ao utlizar padrões, mas gostaria de citar algumas que acho mais importantes. Ao longo de seus estudos, vocês perceberão que há muitas outras.  

Uniformidade
Uma das grande vantagens na utilização de padrões é a uniformidade. Significa que, documentos criados segundo os padrões Web podem utilizar uma estrutura comum, facilitando as manipulações. Então, podemos modificar algum conteúdo de maneira muito simples, sem ficar mexendo nas estruturas principais. 
Pense em um site, relativamente grande, onde o seu conteúdo é gerenciável. Ter uma folha de estilos para cada página é muito confuso, deixa qualquer um perdido. Com os padrões, podemos criar uma única folha de estilos que seja responsável pela exibição, deixando-os com um padrão comum e facilitando, e muito, a vida do desenvolvedor.  

Simplicidade
Simplicação dos documentos é outra vantagem, muito importante, aliás. Entendemos que sua vantagem aplica-se a eliminação de elementos desnecessários.  
Então, utlizamos HTML para a simples estruturação dos documentos. Documentos criados com os padrões tendem a apresentar uma economia de marcação muito mais flexível a navegadores ou para outros usos. Além disso, a simplicidade dos documentos também resulta em carregamentos mais rápido. Acho que, o principal exemplo disso é o Google. Ele é muito simples e rápido de carregar.

Separação da estrutura do seu estilo
Gostaria de frizar bem neste ponto. Muitos sites, possuem uma mistura de HTML, CSS e Javascript em apenas um arquivo. Não, não faça isso. Crie um costume de separar cada item. Toda a estrutura (HTML) fica no arquivo e no mesmo, faça chamadas de seus arquivos contendo as folhas de estilos e seu Javascript. Esqueça o CSS Inline.  

Facilidade de criação
O uso de padrões também torna a criação dos documentos mais simples pois nos não iremos prestar atenção na apresentação da página, até esse momento, pensamos apenas no seu conteúdo. Assim, conseguimos separar tranquilamente em etapas o nosso projeto, deixando seu estilo para o próximo passo.  

Acessibilidade
Outra das grandes vantagens da utilização dos padrões é a acessibilidade. Em termos de padrões Web isso significa não só permitir que pessoas com deficiências físicas tenham acesso à Web, mas também para utilização das páginas em outros tipos de ambientes que não um navegador. Isso inclui:
  • Navegadores de voz, que lêem páginas Web em voz alta para pessoas com dificuldades ou impossibilidade de visão; 
  • Navegadores Braille; 
  • Auxilia também pessoas que não possuem deficiências físicas melhorando a manipulação das páginas por teclas de atalho e outros métodos. 
Além disso, mecanismos de busca como o Google, indexam com mais facilidade sua página e trás uma posição melhor nos resultados.  

Estabilidade 
Também uma vantagem da aplicação dos padrões, a estabilidade. Significa que os documentos feitos sob os mesmos permanecerão compatíveis com a maioria dos navegadores e resoluções de tela. Outro ganho com a estabilidade é na manutenção de documentos. Muitas vezes um determinado site pode passar por várias equipes durante sua vida útil. A estabilidade dos documentos através dos padrões Web permite que um site possa ser compreendido e editado por qualquer pessoa sem necessidade de muito esforço.

Depois desta introdução e de ter apresentado um pouco do mundo dos padrões, espero que você desenvolvedor, possa dar mais atenção em normas e busque mais conhecimento a respeito. Para quem nunca utilizou, é um mundo novo, totalmente melhor. Depois que você conseguir se adaptar a ele, com certeza terá um rendimento muito maior na hora do desenvolvimento.

Gostaria também de deixar um link muito interessante para estudos: http://kb.reflectivesurface.com/br/artigos/sitesComPadroesWeb/introducao 

Este maravilhoso artigo, foi escrito por Ronaldo M. Ferraz e trás uma introdução aos padrões Web muita mais detalhada. Vale a pena conferir.

Um abraço a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dimensionando com CSS3: Vw e Vh

O CSS3 introduziu algumas novas unidades assim como o  pt e rem . Porém, hoje eu gostaria de falar sobre algumas que me chamaram muita atenção. São elas: vw e vh . Muitas vezes, há certos elementos dentro do nosso projeto que gostaríamos de assegurar que pudessem se adaptar 100% em nossas viewports.  Normalmente, usaríamos JavaScript para fazer isso. Verificar o tamanho da janela de exibição e, em seguida, redimensionar quaisquer elementos da página para se adequarem. Se o usuário redimensiona o navegador, em seguida, o script é executado novamente para redimensionar os elementos da página e assim por diante. Com vw / vh , agora podemos dar um tamanho para que seja relativo ao tamanho da janela. As unidades vw / vh são interessantes pois uma unidade reflete 1/100 a largura da janela. Para fazer com que um elemento possua a largura da janela de exibição, por exemplo, você configura o mesmo para ter width: 100vw . Simples! Fácil! Um bom uso dessas unidades poderia ser para cont

Apresentação

Buenas gurizada, tudo certinho? Pois bem, tenho esse blog a algum tempo, mas criei-o apenas para fazer testes e poder aplicar a meus clientes. Mas estava pensando outro dia a noite: Por que não começar a escrever algo também? Pois bem, é isso que vou começar a fazer a partir de agora! :D Não garanto que irei escrever com certa frequência, mas tentarei fazer o meu máximo. Outra coisa, não esperem conteúdos emotivos ou textos sobre sentimentos, não tenho essa característica. Bom, vamos ver o que acontece. Espero que gostem! Forte abraço, Felipe Volpatto

Conhecendo o HTML5: Parte I – História e Visão

Após alguns meses afastado, retorno hoje com o início de uma série sobre HTML5. Aqui, pretendo trazer as novidades da nova versão desta linguagem de marcação. Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa... O começo Desenvolvido originalmente por Tim Berners-Lee, o HTML ganhou popularidade quando o Mosaic (browser desenvolvido por Marc Andreessen na década de 1990) ganhou força. Neste momento em diante, desenvolvedores e fabricantes de browsers utilizaram o HTML como base, compartilhando as mesmas convenções. Depois disso, entre 1993 e 1995, o HTML ganhou novas versões mas ainda não era tratada como um padrão. Apenas em 1997, quando foi lançada a versão 3.2 da linguagem, ela começou a ser usada como prática comum. Mosaic Browser, cliente web desenvolvido por Marc Andreessen nos anos 90. O WHATWG Em 2004, desenvolvedores de empresas como Mozilla, Apple e Opera não estavam satisfeitos com o caminho que a Web estava tomando e nem com o rumo do XHTML. Por tal motivo, eles começa